Benday: Benday finos não devem ser colocados próximos aos
chapados, pois o peso da tinta entope o benday.
Cola: Reservas de cola nos envelopes ou nas pastas,
sejam do tipo total ou chapado, merecem atenção especial.
Cores: Envie sempre arquivos digitais CMYK (padrão de cor de
impressão) para executar fotolitos, pois arquivos RGB (padrão
digital de cores) terão de ser convertidos e, normalmente,
ocorrem surpresas. O espaço cromático RGB é maior que o
espaço CMYK, podendo causar a impressão que as cores
mudaram ao serem convertidas.
Cromos: Para obter uma boa reprodução a partir de uma
transparência (cromo), a ampliação na digitalização não
deve ultrapassar 6 vezes, pois acima deste valor o risco
de ocorrer granulação é muito grande.
Não é rara a "aparição de fantasmas" (do lado chapado),
nos cromos impressos atrás de chapado, especialmente
nos escuros: preto, marrom e azul.
Dobras: nas gramaturas acima de 150g, é preciso
vincar o papel antes de dobrar.
Fotos: As fotos devem ser salvas no formato TIFF ou EPS
(nunca trabalhar com imagens em JPG, PCX e BMP).
As imagens coloridas devem estar no modo de cores CMYK
(não podem estar em RGB, pois na hora em que o fotolito
estiver sendo gerado estas são convertidas para Grayscale);
As imagens P&B devem estar em Grayscale (tons de cinza).
Luzes: Avalie sempre as cores sob luz equilibrada (5.500ºK -
cinco mil e quinhentos graus Kelvin), que é a temperatura de
cor que mais se aproxima da luz do dia. Você pode encontrar
lâmpadas fluorescentes no mercado com esta característica.
Lombadas: Em revistas e folhetos com lombada canoa,
o desconto da lombada não pode ser negligenciado.
Oxidação: Para evitar a oxidação das tintas ouro e prata,
dever ser aplicada uma proteção de plástico ou verniz.
Papel: Manchas, bolhas e falhas na impressão são comuns
em papéis de qualidade duvidosa. Isto ocorre devido à má
calibragem: umidade descontrolada, aliada a uma aplicação
ruim de tinta.
Resolução: A resolução ideal para uma imagem é de 300 dpi
(dots per inch - pontos por polegadas) que é o mesmo que 12
dpm (dots per milimiters - pontos por milímetros) sempre no
tamanho final da utilização da imagem. Em casos de painéis e
impressões especiais, fica de acordo com a solicitação do
fornecedor.
Não confundir resolução de imagem com a resolução do plotter
que faz o filme, ou faz a prova digital ou qualquer gravação
digital. A resolução da imagem é a quantidade de pontos
(pixel) linear que a imagem tem, e a resolução de saída é com
quantos pontos a impressora faz cada unidade da imagem
(ponto de retícula, por exemplo).
Umidade: Para evitar que a umidade da capa avance para
o miolo, nos livros impressos em papel couché e com
acabamento em capa dura, é necessaria uma proteção
impermeável entre as guardas.
Verniz: O verniz UV, ou de máquina, não serve para proteger
o papel da quebra na dobra. Além disso, não deve ser aplicado
em áreas restritas como textos muito pequenos ou traços
muito finos. Quando isso ocorre, a precisão de registro
não é de 100%.
Verniz U.V. Total
A aplicação deste verniz pode causar uma pequena
alteração na cor do impresso. Por isso, é importante que se
faça uma prova de prelo envernizada ou então que o trabalho
seja aprovado em máquina.
No verniz U.V. a cola não adere, tornando-se necessário
usar o recurso de reserva.
Na superfície lisa, o verniz U.V. total não apresenta
nenhum tipo de restrição e consome de 3 a 4,5g/m².
Por se tratar de um verniz muito fluído. Quando for
utilizado em impressoras Off-Set adaptadas, é recomendado
utilizar papéis ou suportes de 120 a 350g. Máquinas específicas
de U.V. possibilitam envernizar suportes com maior
gramatura; e, em gramaturas inferiores, podemos chegar a
um pouco menos, a depender do papel e do sentido da fibra.
Não é recomendado o uso de papéis porosos.
Cuidados com a dobra: O material a ser envernizado deve
ser vincado posteriormente em máquina - a dobra, feita
manualmente ou através de dobradeiras, pode apresentar
trincas (dobra quebradiça), aparecendo o interior do
papel branco.
Não é recomendado seu uso para confecção de
embalagens que terão contato com alimentos.
Verniz UV c/ reserva
Pode ser utilizado o verniz cyrel ou verniz high gloss.
É bem recomendada a sua aplicação sobre laminação
fosco, aumentando o contraste.
Em papel kraft ou porosos, não se aplica verniz UV.
Em papéis especiais, é necessário que se faça consulta
técnica e testes para análise.
Na superfície lisa, o verniz UV com reserva não
apresenta nenhum tipo de restrição.
Falando de cores especiais
Há casos em que o designer gráfico tem que utilizar recursos
extras do tradicional processo de quadricromia para obter a
cor desejada.
São cores que deverão se repetir em vários impressos sem
perder sua cor original, a qual, muitas vezes, representa a
marca da empresa. Neste processo, colocamos em prática o
uso do guia escala PANTONE. Outras referências também
são utilizadas: Cores Trumatch, FOCOLTONE, Spectramaster,
Toyo Color Finder, Cores Lab e Dic.
O uso de um PANTONE (cor especial) implica na necessidade de
ser impressa separadamente à quadricromia. O guia PANTONE
oferece a realização de mais de 3.000 tonalidades.
Outro ponto importante são as cores metálicas: prata e ouro.
No ouro, tem-se a possibilidade de variar tonalidades,
oferecendo mais recursos para o designer gráfico. Estas
tintas metálicas requerem uma proteção com verniz Off-Set.
É recomendável a confecção de uma prova de prelo, com o
mesmo papel, antes da elaboração do produto final.
Dificuldades na Impressão / Papéis Especiais
O impressor deverá tomar cuidados especiais. Secagem,
printagem, manuseio e acabamento devem ser feitos com
muita cautela.
No papel couché fosco, a tinta sempre estará sujeita ao
decalque quando sofrer qualquer atrito. Para minimizar este
problema, recomenda-se um "Primmer" com Verniz Base Água
depois da impressão.
Em couché brilhante, esses cuidados não são necessários,
apenas recomenda-se que o impressor faça pilhas baixas
durante a impressão e o acabamento. Só deverá começar a
manusear o trabalho após o mesmo secar bem por algumas
horas. Há casos em que se recomenda um "Primmer" (Verniz
Base Água).
Gravação de Chapa
É possível fazer alterações quando o
trabalho já está com a chapa gravada?
Após gravada a chapa, só será possível eliminar a imagem da
mesma, nunca acrescentar, pois a chapa, após revelada, perde
a camada que tornaria isso possível.
Veja como montar uma Revista: